Um sorriso completo é sinônimo de saúde! Com a reabilitação oral, devolvemos a funcionalidade dos seus dentes ao recuperar sua estrutura e estética em um conjunto de tratamentos integrados.
Com isso, a reabilitação oral oferece uma solução definitiva, que busca entender as causas que levaram à perda dentária, para cortar a raiz do problema e elevar a qualidade de vida do paciente.
A reabilitação oral é um tratamento indicado para pacientes que enfrentam problemas que afetam a estética e funcionalidade do sorriso. Por isso, pessoas que possuem dentes manchados, trincados, quebrados, desgastados, com sensibilidade ou erosão, são os maiores beneficiados.
Isso tudo porque a reabilitação oral abrange não apenas a questão estética, como também funcional do sorriso – algo que ajuda a recuperar as mecânicas de mastigação, fala e respiração naturais do dente.
Não é difícil encontrar motivos que expliquem o porquê da reabilitação oral ser tão benéfica para pacientes que sofreram perda dentária. Como dissemos anteriormente, esse procedimento resgata a estrutura e estética do sorriso que foi abalada pela ação do tempo.
Porém, se ainda não está claro como a reabilitação oral pode mudar a sua vida, vamos listar os principais benefícios para que não reste nenhuma dúvida antes de você tomar a decisão que mudará a sua vida para sempre
Pode até não parecer, mas os nossos dentes exercem um papel fundamental em nossa habilidade de comunicação. A ausência de um único dente, dependendo de qual for, pode prejudicar a dicção, dificultando a pronúncia de algumas palavras.
Através da reabilitação oral, é possível recuperar toda a parte funcional que o dente executa para a fala. Isso significa que você poderá expressar tudo o que sente e pensa com clareza, da mesma forma que fazia quando o seu sorriso estava apto.
Você sente que os problemas com azia e má digestão aumentaram depois que você perdeu os dentes? Isso acontece porque a capacidade mastigatória é afetada e, como consequência, o estômago precisa produzir mais ácidos para digerir os alimentos.
Além de causar problemas diretos no estômago, como gastrite e úlceras, a mastigação ruim também pode provocar cálculos vesiculares – uma condição que causa dores terríveis e pode exigir cirurgias para ser tratada.
O sorriso tem um papel crucial em nossa saúde mental. Ao sorrir, nosso corpo libera hormônios que atuam na prevenção de doenças como ansiedade e depressão.
Essas mesmas substâncias também contribuem para o relaxamento muscular e, com uma boa “sessão de sorrisos”, nosso corpo entra em um estado de sensação de bem-estar que pode algo em torno de quarenta minutos.
Os hormônios liberados pelo nosso corpo quando sorrimos aumenta a proteção do nosso sistema imunológico ao aumentar o número de anticorpos e células imunes que atuam na prevenção de infecções.
Além disso, ao preencher o espaço perdido por um dente, a reabilitação oral estará protegendo a sua gengiva de problemas como gengivite e periodontite que pode, em casos mais graves, provocar perda óssea.
A perda dentária também pode coincidir com o surgimento de dores localizadas na boca, dentes remanescentes, gengiva, lábio, línguas e, principalmente, na Articulação Temporomandibular.
A DTM, disfunção temporomandibular, é uma condição que pode surgir decorrente de diversos fatores relacionados à perda dental, entre eles o excesso de força para a mastigação durante a alimentação para compensar a falta de um dente, e o bruxismo.
A reabilitação oral é um tratamento que atua de forma integrada para recuperar a funcionalidade e estética do sorriso do paciente. Justamente por isso, ele envolve uma série de procedimentos odontológicos que trabalham juntos para alcançar esse objetivo.
Abaixo, listamos os principais procedimentos executados durante a reabilitação oral. Porém, é válido lembrar que, nem sempre, todos eles serão necessários. Isso vai depender da sua saúde bucal.
Também conhecida como profilaxia, a limpeza é o primeiro passo do processo de reabilitação oral. Ela é necessária para preparar a boca para os procedimentos que estão por vir, eliminando o excesso de resíduos e bactérias na cavidade oral
Em seguida, para pacientes que ainda possuem dentes na boca, é feito um trabalho para restaurar o formato original do sorriso. Esse processo ajuda a recuperar não só a estética, como também a funcionalidade dos sorrisos.
Em alguns casos, os dentes que foram perdidos podem deixar alguns elementos remanescentes. Nestes casos, é indicado a extração para que os implantes e a prótese possam ser instalados com maior facilidade.
Quando uma pessoa perde um dente, e fica com o espaço aberto na boca por muito tempo, os dentes vizinhos se movimentam, desalinhando todo o sorriso. Nestes casos, o tratamento ortodôntico é necessário.
Os implantes dentários, normalmente, são os mais requisitados durante um processo de reabilitação oral. Através de um procedimento cirúrgico, são instalados pinos de titânio que servirão para fixar a prótese na boca – dando mais conforto e segurança para a pessoa sorrir.
As próteses removíveis são uma alternativa para pacientes que buscam um tratamento com um custo benefício mais acessível. Aqui na Odonto Realeza, oferecemos as melhores soluções do mercado em próteses fixas e removíveis.
O clareamento dental é um procedimento que atua para resgatar a tonalidade original do sorriso do paciente. Diante disso, fica clara a importância deste tratamento dentro da parte estética atendida na reabilitação oral.
A Odonto Realeza é uma clínica reconhecida como referência em procedimentos de implantes dentários, próteses e reabilitação oral na região de Reserva.
Temos orgulho de ter recuperado o sorriso de centenas de pessoas com a reabilitação oral e estamos ansiosos em poder ajudar você a ser feliz novamente. Agende uma avaliação em nossa clínica e dê o primeiro passo para uma vida melhor.